googlefc.controlledMessagingFunction Por que a Microsoft usa o nome "Canary" na sua versão de desenvolvedor do Windows? Política de Privacidade

Por que a Microsoft usa o nome "Canary" na sua versão de desenvolvedor do Windows?


 

Por que a Microsoft usa o nome "Canary" na sua versão de desenvolvedor do Windows?


Você já ouviu falar da expressão "canário na mina de carvão"? Ela significa um sinal de alerta de que algo ou alguém está em perigo. Mas de onde vem essa expressão e o que ela tem a ver com os mineiros antigos?

Você já se perguntou porque a Microsoft usa o nome "Canary" na sua versão de desenvolvedor do navegador Edge e do Windows? Neste post, vamos explicar a origem desse nome e o que ele significa para os usuários que querem testar as novidades do Windows/ Edge antes de todo mundo.

 

Por que os mineiros antigos levavam um canário para as escavações?

A origem dessa expressão remonta ao século XIX, quando os mineiros de carvão usavam canários em gaiolas para checar a existência de gases tóxicos nas minas. Os canários são mais sensíveis a gases como o monóxido de carbono e o metano, que são invisíveis e sem odor para os humanos.

Se o canário morresse ou parasse de cantar, era um sinal de que o ar estava contaminado e que os mineiros deveriam sair rapidamente da mina.

 

A versão Canary do Edge/Windows

De forma semelhante, a versão Canary do Edge/Windows é a mais instável e experimental, (é como o ar contaminado das minas, por assim dizer), pois recebe atualizações diárias com os recursos mais recentes que estão sendo desenvolvidos pela equipe da Microsoft. Essa versão serve como um teste para verificar se esses recursos funcionam bem e não causam problemas graves de desempenho, segurança ou compatibilidade.

Os usuários dessa versão são os canários das minas, “se o canário morresse ou parasse de cantar, era um sinal de que o ar estava contaminado e que os mineiros deveriam sair rapidamente da mina”; se esses caras (os canários) não entrassem primeiro, nós não teríamos as versões estabilizadas que usamos depois deles.

A Microsoft deveria pagar um bônus pra esses caras.


O Canário na mina de carvão

Essa prática era tão comum que existiam até mesmo ressuscitadores de canários, aparelhos que tentavam reanimar os pássaros com oxigênio.

Alguns mineiros se apegavam tanto aos seus canários que os levavam para casa depois do trabalho. Outros, porém, os viam apenas como ferramentas descartáveis.

Como será que a Microsoft vê seus canários?!?!?!?!?

Os canários foram usados nas minas de carvão até meados do século XX, quando foram substituídos por detectores eletrônicos de gases.

No entanto, a expressão "canário na mina de carvão" continuou sendo usada para se referir a algo ou alguém que serve como um indicador precoce de um problema grave.

Por isso, a Microsoft usa o nome “Canary” para nomear a sua versão de desenvolvedor, que, a propósito não é recomendada para uso diário, pois pode apresentar bugs, travamentos ou falhas, ou seja, tem gás tóxico nessa mina/versão.


Pra quem é a versão Canary do Windows?

Ela é destinada aos usuários mais curiosos e entusiastas, que querem experimentar as novidades do Edge em primeira mão e dar feedback para a Microsoft. Além disso, a versão Canary permite que os desenvolvedores web testem seus sites e aplicativos com as tecnologias mais avançadas do Edge e do Windows.

 

No âmbito da Ciência

Por exemplo, alguns cientistas usam essa expressão para falar dos efeitos das mudanças climáticas na vida selvagem. Algumas espécies são mais vulneráveis às alterações de temperatura, umidade e habitat do que outras, e podem ser consideradas como canários na mina de carvão do aquecimento global.

Outro exemplo é o uso dessa expressão para falar da pandemia de COVID-19. Alguns pesquisadores apontam que os casos assintomáticos ou pouco sintomáticos da doença são como canários na mina de carvão, pois podem transmitir o vírus sem saber e sem apresentar sinais visíveis de infecção.

Como você pode ver, os canários nas minas de carvão foram muito importantes para a segurança dos mineiros antigos, mas também deixaram um legado linguístico e cultural que ainda é usado nos dias de hoje; como é o exemplo da Microsoft que usa o nome no seu programa de desenvolvedores (Versão Canary).

Se você quiser instalar a versão Canary do Windows, basta acessar o site oficial da Microsoft e baixar o instalador, mas precisa estar dentro do “Programa Windows Insider” para isso. Mas lembre-se: use a versão Canary por sua conta e risco, pois ela pode não funcionar como esperado.

Espero que você tenha gostado de aprender um pouco mais sobre essa curiosidade histórica e que possa usar essa expressão em suas conversas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem